A Pérsia, como o Irã era chamado, era governada pela dinastia Qsar. Esta tentou fazer algumas modernizações econômicas, que tinham como principal objetivo beneficiar a família real. O governo fez concessões para empresas de petróleo, tabaco e promoveu a ocidentalização do país, principalmente no campo da educação. Só que tem algo interessante. Enquanto o país mudava, um grupo de muçulmanos fez oposição a essas transformações.
Em 1905, parte da população se revoltou contra o governo na Revolução Constitucional, que durou até 1911, onde manifestantes estavam se opondo a ocidentalização promovida pelo xá da Pérsia e também ao autoritarismo do monarca, era uma mistura de bandeiras. Uma das revindicações dos manifestantes era uma constituição que teria a sharia como base, que acabou não indo muito para frente. (1)
No fim foi formado um governo constitucional, que passou por muito descrédito. No meio de toda essa confusão, o Irã foi dividido em uma área de influência russa e outra britânica. A população, muito influenciada pelo nacionalismo, não gostou nada disso.
Em 1925, os britânicos orquestraram um golpe no governo constitucional e colocaram no poder o líder militar Reza Khan que seria o novo monarca do país. Ele voltou a promover a ocidentalização e iniciou um processo de restauração do sentimento nacional. A diferença é que agora, a Pérsia faria suas mudanças, mas com a condição de que não se sujeitaria à Rússia e a Inglaterra. (1)(2).
Reza Khan começou a se aproximar, ou como diria o nosso presidente, namorar os eua de forma hetero, Estados Unidos, que estava surgindo como uma grande potência na época. Isso era até bem visto por muita gente, afinal os norte-americanos foram uma colônia e não aceitariam se submeter aos desejos das potências europeias. Durante este período, ele procurou ao máximo afastar o seu país da influência dos xiitas, a quem ele culpava pelo atraso da Pérsia.
Neste novo momento, o xá proibiu o véu islâmico em locais públicos, promoveu a emancipação feminina, incentivou-se as vestimentas ocidentais e escolas laicas foram implantadas, diminuindo assim a influência islâmica sobre a população, principalmente a mais jovem(3). E tem algo que eu não sei se vocês já repararam, as mulheres iranianas são muito bonitas.
Foi nesse período que o país mudou de Pérsia para Irã. Reza Khan alegava que nem todos eram persas, por isso era melhor trocar o nome. Para guia de curiosidade, Irã no idioma sânscrito quer dizer "terra dos arianos nobres". Se você gosta de II Guerra Mundial, você com certeza lembrou do Nazismo. Há umas tretas aí com os povos indo-europeus, mas isso é assunto para outro vídeo.
Chegou o ano de 1941 e a situação do xá ficou insustentável. Potências externas ocuparam o país durante a Segunda Guerra Mundial e isso causou uma situação difícil para ele, até renunciar ao seu posto neste mesmo ano e deixar o trono para seu filho Mohammad Reza (4).
Em 1951, Mohammed Mossadegh, um líder político popular tipo o eymael, o democrata cristao. foi eleito para ser primeiro ministro do Irã e queria nacionalizar a industria petrolífera que estava nas mãos dos britânicos. (5) Preocupados, os britânicos e os norte-americanos organizaram um golpe para dar plenos poderes a Mohammad Reza.
O que motivou os norte-americanos foi o medo dos nacionalistas, liderados por Mossadegh se aproximarem da URSS e o Irã, com sua vasta quantidade de petróleo, cair para o bloco comunista. A CIA colocou em prática um plano para depor Mossadegh. A agência financiou protestos contra ele para tornar a sua situação insustentável que ainda contou com o apoio de lideranças religiosas no país.
Esse é considerado um dos maiores erros de cálculo dos norte-americanos, já que não havia evidências claras de que Mossadegh tinha alguma simpatia pelo comunismo. Esse erro na verdade tinha um motivo: medo. O presidente dos EUA, Dwigt Eisenhower, não queria perder o Oriente Médio para os comunistas, assim como estava perdendo o leste asiático.
Com o golpe dado em 1553, o xá, agora apoiado pelos EUA, tinha muito mais poder e era apoiado por algumas lideranças religiosas. (vídeo do xá) Os muçulmanos deram apoio para Reza Pahlavi porque ele prometeu combater o comunismo.
E se tem uma coisa que os islâmicos detestavam eram os comunistas, já que eles estavam propagando o ateísmo e o materialismo. E tem mais um ponto interessante. Os religiosos não queriam ver a terra escolhida por Alá influenciada por uma potência estrangeira.
No final da década de 1950, o xá começou a se movimentar para aumentar seu o poder e se afastou das autoridades religiosas. Para isso, ele fortaleceu as forças de segurança do Irã e reprimiu a oposição dos nacionalistas, comunistas e muçulmanos.
Nos anos 60, Reza Pahlavi propôs algumas medidas de ocidentalização no Irã que não agradaram os muçulmanos xiitas. No meio desse grupo estava um carismático líder religiosa chamado Ruhollah Khomeini. Ele criticava muito a secularização do país e a influência ocidental, principalmente por causa da Revolução Branca e por acreditar que o EUA controlariam o setor agrícola do país. (6)
Essa Revolução Branca foi promovida pelo xá para modernizar o Irã e os resultados geraram muitos elogios do ocidente. O período se caracterizou por medidas como aumento de direitos políticos para as mulheres, reformas agrária e educacional, entre outras medidas. (7)
As lideranças islâmicas perderam terras por causa da reforma agrária. Então, tenho minhas dúvidas sobre as reais intenções do Khomeini quando falou que os EUA controlariam o setor agrário do país com as reformas.
O mais chocante é que o incentivo à emancipação feminina também causou grande barulho. Os muçulmanos achavam que a equiparação de direitos era uma afronta a religião e levariam as mulheres a ter mais obrigações. Sendo, na verdade, uma grande uma grande armadilha.
Como os muçulmanos fizeram oposição à revolução branca, o xá suspendeu a verba destinada eles. Houve protestos em 1963, mas o xá reprimiu. Duas pessoas morreram e outras buscaram refugio na casa de Khomeini, que discursou no enterro dos jovens mortos na manifestação misturando a dor e a política. (4.5)
O xá mandou prender Khomeini e houve protestos. Reza Pahlavi ficou com medo de um golpe e autorizou as forças de segurança a abrir fogo contra a população. Leis marciais foram aprovadas e os protestos diminuíram e Khomeini foi mandado para fora do país.
Nos anos seguintes, a pressão contra o governo aumentou através da atuação de comunistas, líderes religiosos e secularistas ao ponto de começar o processo da chamada Revolução Iraniana. (9)
Em 1977, as pessoas começaram a protestar contra a repressão do governo. Os nacionalistas publicaram uma carta e distribuíram mais de 20 mil cópias pedindo respeito à constituição e o fim da repressão. E as coisas pioram. Um intelectual iraniano chamado Ali Shariati foi assassinado e a suspeita é de que o autor tenha sido a própria agência de segurança do Irã. (9)
O negócio piorou quando um grupo de moradores da zona rural foi desapropriado de moradias que viviam ilegalmente. Houve mais protestos em reposta. tudo era motivo de protesto, tipo umas pessoas hj com o bolsonaro Para diminuir as tensões, o xá mudou o primeiro-ministro, mas nada deu certo. Essa foi a primeira fase das insatisfações.
Na segunda fase, que foi de novembro a dezembro de 77, Khomeini pediu aos líderes religiosos, que apoiassem os fieis a se revoltarem contra o xá. Isso foi feito em fitas k7 e se voce sabe o que é isso, sinto em informar q está no grupo de risco. Houve uma coisa trágica, o filho de Khomeini foi morto, mas sem sinais de violências. Botaram a culpa da morte em quem? Obvio que no governo e a popularidade do líder religioso aumentou. A população fez uma manifestação em apoio. As forças de segurança foram autorizadas a reprimir. (10)
A terceira fase da revolução começou em janeiro de 78 e durou junho. As manifestações foram ampliadas. Foi criada uma disputa interna sobre os caminhos que o Irã deveria seguir. Por um lado Khomeini e por outro Shariat Madari, outro líder religioso. O xá tentou se aproximar de Madari ao banir filmes pornográficos, prometeu abrir um importante seminário islâmico e tomou medidas anti-inflacionistas.
Começou então a quarta fase das manifestações em julho de 78. A marca foi o desemprego, corrupção e o fim dos benefícios sociais. governo quando ta em crise n corta do alto escalão nao, costa de quem é pobre. político é político em tudo q é lugar do mundo. O xá decretou lei marcial. Mas o ato que causou repulsa veio depois. (11) Um incêndio supostamente criminoso na cidade de Abadan matou 410 pessoas. As suspeitas vieram das forças de segurança e a população começou a pedir a morte do xá, uma manifestação sobre isso chegou a ter 500 mil pessoas. (12)
O governo apertou mais o cerco e decretou um toque de recolher às 6h. A população não respeitou e 15 mil foram protestar e pessoas morreram por conta da repressão. As coisas pioraram quando descobriram que militares e pessoas influentes mandaram bilhões de dólares para fora do país. Todos já esperavam a queda do governo.
O país praticamente parou com as greves, enquanto a popularidade de Khomeini aumentava. O xá tentou dialogar com a oposição secularista para apoiar uma monarquia constitucional. Sem sucesso. Então o xá tentou sua última cartada e instalou uma ditadura militar no país. (11)
Enquanto isso, Khomeini continuava a fazer discursos contra o governo e soldados desertavam de seus postos. O medo de um golpe militar surgiu. Para tentar esfriar as coisas, o xá foi passar umas férias no Egito para não voltar mais.
Khomeini, que estava na França, voltou ao país em 26 de janeiro. Data da Morte de Maomé. Tinha um forte significado
Os militares fieis desertaram e órgãos do governo, cheio de bunda mole, declarararam a sua neutralidade. Em 14 de fevereiro Teerã já estava nas mãos dos revolucionários. Chegava ao fim a dinastia Pahlavi com condenações a morte de ex-colaboradores do xá.
O novo governo instituía uma constituição baseada na lei islâmica. E o país precisaria vencer seus primeiros desafios que foi uma guerra com o Iraque.
Enquanto isso, houve uma invasão na embaixada dos EUA mantendo um grupo em cativeiro. O governo de Jimmy Carter, que era apoiador do Xá, tentou resolver a questão, mas sem sucesso. Nesse processo eles descobriram documentos na embaixada do governo dos EUA apoiando uma possível intervenção militar para depor os revolucionários. As coisas esquentaram e eles exigiam a volta do xá para ser condenado. Carter não conseguiu revolver e isso, o que foi muito explorado na eleição de 1980. Somente depois de mais de 400 dias, já no governo Ronald Reagan, que a situação foi resolvida e os cativos voltaram ao país. 13
Agora o Irã estava nas mãos de um grupo de radicais religiosos. Nos países árabes criou-se um temor de que essa revolução poderia ser espalhada para o Oriente Médio e algumas rivalidades surgiram, como com a Arábia Saudita. Essa, inclusive, é a maior rivalidade da região, e que está por atrás de guerras como da Síria e do Iêmen. Esses dois países também representam os interesses de outras duas grandes potências: EUA e Rússia.
Se este governo teocrático cai no Irã a balança de poder muda e os EUA terá mais domínio ainda no Oriente Médio.
(1) https://www.youtube.com/watch?v=1WaipAFzJTA
(2) https://www.youtube.com/watch?v=owHic3bkCAM
Em 1905, parte da população se revoltou contra o governo na Revolução Constitucional, que durou até 1911, onde manifestantes estavam se opondo a ocidentalização promovida pelo xá da Pérsia e também ao autoritarismo do monarca, era uma mistura de bandeiras. Uma das revindicações dos manifestantes era uma constituição que teria a sharia como base, que acabou não indo muito para frente. (1)
No fim foi formado um governo constitucional, que passou por muito descrédito. No meio de toda essa confusão, o Irã foi dividido em uma área de influência russa e outra britânica. A população, muito influenciada pelo nacionalismo, não gostou nada disso.
Em 1925, os britânicos orquestraram um golpe no governo constitucional e colocaram no poder o líder militar Reza Khan que seria o novo monarca do país. Ele voltou a promover a ocidentalização e iniciou um processo de restauração do sentimento nacional. A diferença é que agora, a Pérsia faria suas mudanças, mas com a condição de que não se sujeitaria à Rússia e a Inglaterra. (1)(2).
Reza Khan começou a se aproximar, ou como diria o nosso presidente, namorar os eua de forma hetero, Estados Unidos, que estava surgindo como uma grande potência na época. Isso era até bem visto por muita gente, afinal os norte-americanos foram uma colônia e não aceitariam se submeter aos desejos das potências europeias. Durante este período, ele procurou ao máximo afastar o seu país da influência dos xiitas, a quem ele culpava pelo atraso da Pérsia.
Neste novo momento, o xá proibiu o véu islâmico em locais públicos, promoveu a emancipação feminina, incentivou-se as vestimentas ocidentais e escolas laicas foram implantadas, diminuindo assim a influência islâmica sobre a população, principalmente a mais jovem(3). E tem algo que eu não sei se vocês já repararam, as mulheres iranianas são muito bonitas.
Foi nesse período que o país mudou de Pérsia para Irã. Reza Khan alegava que nem todos eram persas, por isso era melhor trocar o nome. Para guia de curiosidade, Irã no idioma sânscrito quer dizer "terra dos arianos nobres". Se você gosta de II Guerra Mundial, você com certeza lembrou do Nazismo. Há umas tretas aí com os povos indo-europeus, mas isso é assunto para outro vídeo.
Chegou o ano de 1941 e a situação do xá ficou insustentável. Potências externas ocuparam o país durante a Segunda Guerra Mundial e isso causou uma situação difícil para ele, até renunciar ao seu posto neste mesmo ano e deixar o trono para seu filho Mohammad Reza (4).
Em 1951, Mohammed Mossadegh, um líder político popular tipo o eymael, o democrata cristao. foi eleito para ser primeiro ministro do Irã e queria nacionalizar a industria petrolífera que estava nas mãos dos britânicos. (5) Preocupados, os britânicos e os norte-americanos organizaram um golpe para dar plenos poderes a Mohammad Reza.
O que motivou os norte-americanos foi o medo dos nacionalistas, liderados por Mossadegh se aproximarem da URSS e o Irã, com sua vasta quantidade de petróleo, cair para o bloco comunista. A CIA colocou em prática um plano para depor Mossadegh. A agência financiou protestos contra ele para tornar a sua situação insustentável que ainda contou com o apoio de lideranças religiosas no país.
Esse é considerado um dos maiores erros de cálculo dos norte-americanos, já que não havia evidências claras de que Mossadegh tinha alguma simpatia pelo comunismo. Esse erro na verdade tinha um motivo: medo. O presidente dos EUA, Dwigt Eisenhower, não queria perder o Oriente Médio para os comunistas, assim como estava perdendo o leste asiático.
Com o golpe dado em 1553, o xá, agora apoiado pelos EUA, tinha muito mais poder e era apoiado por algumas lideranças religiosas. (vídeo do xá) Os muçulmanos deram apoio para Reza Pahlavi porque ele prometeu combater o comunismo.
E se tem uma coisa que os islâmicos detestavam eram os comunistas, já que eles estavam propagando o ateísmo e o materialismo. E tem mais um ponto interessante. Os religiosos não queriam ver a terra escolhida por Alá influenciada por uma potência estrangeira.
No final da década de 1950, o xá começou a se movimentar para aumentar seu o poder e se afastou das autoridades religiosas. Para isso, ele fortaleceu as forças de segurança do Irã e reprimiu a oposição dos nacionalistas, comunistas e muçulmanos.
Nos anos 60, Reza Pahlavi propôs algumas medidas de ocidentalização no Irã que não agradaram os muçulmanos xiitas. No meio desse grupo estava um carismático líder religiosa chamado Ruhollah Khomeini. Ele criticava muito a secularização do país e a influência ocidental, principalmente por causa da Revolução Branca e por acreditar que o EUA controlariam o setor agrícola do país. (6)
Essa Revolução Branca foi promovida pelo xá para modernizar o Irã e os resultados geraram muitos elogios do ocidente. O período se caracterizou por medidas como aumento de direitos políticos para as mulheres, reformas agrária e educacional, entre outras medidas. (7)
As lideranças islâmicas perderam terras por causa da reforma agrária. Então, tenho minhas dúvidas sobre as reais intenções do Khomeini quando falou que os EUA controlariam o setor agrário do país com as reformas.
O mais chocante é que o incentivo à emancipação feminina também causou grande barulho. Os muçulmanos achavam que a equiparação de direitos era uma afronta a religião e levariam as mulheres a ter mais obrigações. Sendo, na verdade, uma grande uma grande armadilha.
Como os muçulmanos fizeram oposição à revolução branca, o xá suspendeu a verba destinada eles. Houve protestos em 1963, mas o xá reprimiu. Duas pessoas morreram e outras buscaram refugio na casa de Khomeini, que discursou no enterro dos jovens mortos na manifestação misturando a dor e a política. (4.5)
O xá mandou prender Khomeini e houve protestos. Reza Pahlavi ficou com medo de um golpe e autorizou as forças de segurança a abrir fogo contra a população. Leis marciais foram aprovadas e os protestos diminuíram e Khomeini foi mandado para fora do país.
Nos anos seguintes, a pressão contra o governo aumentou através da atuação de comunistas, líderes religiosos e secularistas ao ponto de começar o processo da chamada Revolução Iraniana. (9)
Em 1977, as pessoas começaram a protestar contra a repressão do governo. Os nacionalistas publicaram uma carta e distribuíram mais de 20 mil cópias pedindo respeito à constituição e o fim da repressão. E as coisas pioram. Um intelectual iraniano chamado Ali Shariati foi assassinado e a suspeita é de que o autor tenha sido a própria agência de segurança do Irã. (9)
O negócio piorou quando um grupo de moradores da zona rural foi desapropriado de moradias que viviam ilegalmente. Houve mais protestos em reposta. tudo era motivo de protesto, tipo umas pessoas hj com o bolsonaro Para diminuir as tensões, o xá mudou o primeiro-ministro, mas nada deu certo. Essa foi a primeira fase das insatisfações.
Na segunda fase, que foi de novembro a dezembro de 77, Khomeini pediu aos líderes religiosos, que apoiassem os fieis a se revoltarem contra o xá. Isso foi feito em fitas k7 e se voce sabe o que é isso, sinto em informar q está no grupo de risco. Houve uma coisa trágica, o filho de Khomeini foi morto, mas sem sinais de violências. Botaram a culpa da morte em quem? Obvio que no governo e a popularidade do líder religioso aumentou. A população fez uma manifestação em apoio. As forças de segurança foram autorizadas a reprimir. (10)
A terceira fase da revolução começou em janeiro de 78 e durou junho. As manifestações foram ampliadas. Foi criada uma disputa interna sobre os caminhos que o Irã deveria seguir. Por um lado Khomeini e por outro Shariat Madari, outro líder religioso. O xá tentou se aproximar de Madari ao banir filmes pornográficos, prometeu abrir um importante seminário islâmico e tomou medidas anti-inflacionistas.
Começou então a quarta fase das manifestações em julho de 78. A marca foi o desemprego, corrupção e o fim dos benefícios sociais. governo quando ta em crise n corta do alto escalão nao, costa de quem é pobre. político é político em tudo q é lugar do mundo. O xá decretou lei marcial. Mas o ato que causou repulsa veio depois. (11) Um incêndio supostamente criminoso na cidade de Abadan matou 410 pessoas. As suspeitas vieram das forças de segurança e a população começou a pedir a morte do xá, uma manifestação sobre isso chegou a ter 500 mil pessoas. (12)
O governo apertou mais o cerco e decretou um toque de recolher às 6h. A população não respeitou e 15 mil foram protestar e pessoas morreram por conta da repressão. As coisas pioraram quando descobriram que militares e pessoas influentes mandaram bilhões de dólares para fora do país. Todos já esperavam a queda do governo.
O país praticamente parou com as greves, enquanto a popularidade de Khomeini aumentava. O xá tentou dialogar com a oposição secularista para apoiar uma monarquia constitucional. Sem sucesso. Então o xá tentou sua última cartada e instalou uma ditadura militar no país. (11)
Enquanto isso, Khomeini continuava a fazer discursos contra o governo e soldados desertavam de seus postos. O medo de um golpe militar surgiu. Para tentar esfriar as coisas, o xá foi passar umas férias no Egito para não voltar mais.
Khomeini, que estava na França, voltou ao país em 26 de janeiro. Data da Morte de Maomé. Tinha um forte significado
Os militares fieis desertaram e órgãos do governo, cheio de bunda mole, declarararam a sua neutralidade. Em 14 de fevereiro Teerã já estava nas mãos dos revolucionários. Chegava ao fim a dinastia Pahlavi com condenações a morte de ex-colaboradores do xá.
O novo governo instituía uma constituição baseada na lei islâmica. E o país precisaria vencer seus primeiros desafios que foi uma guerra com o Iraque.
Enquanto isso, houve uma invasão na embaixada dos EUA mantendo um grupo em cativeiro. O governo de Jimmy Carter, que era apoiador do Xá, tentou resolver a questão, mas sem sucesso. Nesse processo eles descobriram documentos na embaixada do governo dos EUA apoiando uma possível intervenção militar para depor os revolucionários. As coisas esquentaram e eles exigiam a volta do xá para ser condenado. Carter não conseguiu revolver e isso, o que foi muito explorado na eleição de 1980. Somente depois de mais de 400 dias, já no governo Ronald Reagan, que a situação foi resolvida e os cativos voltaram ao país. 13
Agora o Irã estava nas mãos de um grupo de radicais religiosos. Nos países árabes criou-se um temor de que essa revolução poderia ser espalhada para o Oriente Médio e algumas rivalidades surgiram, como com a Arábia Saudita. Essa, inclusive, é a maior rivalidade da região, e que está por atrás de guerras como da Síria e do Iêmen. Esses dois países também representam os interesses de outras duas grandes potências: EUA e Rússia.
Se este governo teocrático cai no Irã a balança de poder muda e os EUA terá mais domínio ainda no Oriente Médio.
(1) https://www.youtube.com/watch?v=1WaipAFzJTA
(2) https://www.youtube.com/watch?v=owHic3bkCAM
Comentários
Postar um comentário